CINEBRASILTV fecha documentários nas Rodadas de Negócios do Rio2C- RioContentMarket

O documentário brasileiro esteve em alta na última edição do RioContentMarket. Durante as rodadas de negócios, o CINEBRASILTV fechou dois longas-metragens com a produtora carioca Couro de Rato. São eles: "Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor", com direção de Luis Carlos de Alencar; e "Nosso Rolê", que será dirigido por Vladimir Seixas.

Os filmes foram financiados em parceria via Fundo Setorial, PRODAV 01, como produções originais do canal. Ambos foram encaminhados para decisão de investimento e em breve serão aprovados e entrarão em produção. O documentário "Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor” fala sobre a perseguição LGBT durante a ditadura militar. “O ineditismo do tema nos chamou atenção, assim como a possibilidade de narrar o "nascimento" da Nova Esquerda, já que a produção irá viajar para Nova York e Buenos Aires em busca dessa contextualização. Discutir liberdade social e individual é muito interessante para o posicionamento do Canal, com a densidade a que se propõe a Couro de Rato”, explica Maria Rita Nepomuceno, curadora de conteúdo do CINEBRASILTV.

Já "Nosso Rolê” fala sobre os encontros marcados pela Internet em shoppings de São Paulo por grupos de jovens. Como a maioria dos participantes eram pobres, negros e cantavam funks nos corredores, seis shoppings paulistanos conseguiram uma decisão judicial para fazer uma triagem de clientes. Os chamados “rolezinhos” também repercutiram por sofrerem repressão policial. O documentário abre o debate sobre a criminalização da população negra, a violência da cultura do consumo, a importância de espaços de coletividade, e a força da auto-organização pelas mídias sociais.

“Um dos diferenciais do Canal é tratar de forma autoral e cinematográfica temas da atualidade, no contexto da crise de narrativa da grande mídia. Sendo um canal de tevê paga independente, nos interessa tanto a qualidade artística da proposta narrativa, que valoriza personagens e suas performances, como a densidade e tridimensionalidade da abordagem de um tema tratado de forma afirmativa. O CINEBRASILTV tem um público de fãs que entende a importância de discutir brasilidade com tal densidade. Há uma herança de formação de público com temáticas sociais que se atualiza com o acesso à tecnologia pelas classes populares e nos orgulhamos de ser o canal do cinema na tevê que dá o que pensar”, completa.

Presença confirmada na edição de 2018, Maria Rita Nepomuceno conta que o Rio2C – RioContentMarket é uma oportunidade para construir uma relação profissional e iniciar parcerias. “Fizemos vários contatos no evento. Para nós, alguns pontos são importantes na hora de se escolher um projeto. O  projeto deve estar redondo para ser fechado e ter um orçamento compatível”.

Este ano, o canal estreia sua plataforma de VOD, com todo seu acervo. E durante o Rio2C, em abril na Cidade das Artes, uma novidade: o lançamento da série de ficção “Natureza Morta”, estrelada por Nanda Costa. Já são 15 os projetos de séries documentais que tramitam pelo PRODAV/FSA.

Assista ao teaser do filme "Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor”:

 

GARANTA SEU INGRESSO!

23-28 ABR | 2019 - CIDADE DAS ARTES - RIO DE JANEIRO

COMPRAR INGRESSO