EN
EN

Maior representatividade negra no audiovisual é uma das bandeiras do RioContentMarket 2017

06/03/2017 | Fonte:

Sete projetos de realizadores negros foram escolhidos de um universo de 50 para o warm up do RioContentMarket 2017, e receberão consultorias com distribuidores e produtores interessados em coprodução e aquisição, durante toda a tarde do dia 7 de março, que antecede a abertura oficial do maior mercado audiovisual da América Latina.

A ideia é que o RioContentMarket 2017 seja uma plataforma de negócios para projetos focados nesse nicho, e que também expanda as oportunidades para esses profissionais no audiovisual. Entre os envolvidos na curadoria de projetos está o ator Lázaro Ramos, que participa de uma série de atividades ao longo do evento, com objetivo de valorizar a afrobrasilidade e a presença dos profissionais negros na indústria audiovisual.

Ainda no dia 7, também haverá o painel ‘Afrobrasilidade’, do qual participam todas as produtoras que tiverem seus projetos selecionados para o warm up. Das 14h30 às 18h falam Anahi Borges, produtora-executiva da Aranha Films (‘O mundo Mágico de Pety’); Anderson Mahanski, produtor e diretor do Combo Estúdio (‘A Casa da Tia Lina’); Emerson Almeida, produtor e diretor da Portátil (‘Kakawa’); Erica de Freitas, produtora-executiva da Encantamento Filmes (‘Flores de Baobá’); Joyce Prado, produtora-executiva da Oxalá Produções (‘Flores de Baobá’); Marton Olympio, diretor e roteirista da Dédalo (‘Paixão Futebol Clube’); Renata Sofia, roteirista da Arpoador Comunica Filmes (‘O laboratório do porão’) e Thaís Scabio, diretora da Cavalo Marinho Audiovisual (‘Eva’).

Para a abertura oficial no evento, que acontece no mesmo dia, a organização do RioContentMarket buscou no mercado internacional um projeto que dialogasse com essa temática. O resultado é a première mundial da série americana ‘Rebel’, que estreia no final de março no canal Black Entertainment Television – BET, voltado para o público afro-americano. Dirigida por John Singleton, a série tem como tema principal a violência policial contra população negra na Califórnia. Singleton, a atriz Danielle Moné Truitt, protagonista da série, e a executiva Zola Mashariki, diretora de programação original da Black Entertainment Television (BET), estarão presentes na cerimônia, recepcionada por Lázaro Ramos e a atriz Camila Pitanga.

Singleton foi o mais novo diretor indicado ao Oscar com ‘Os Donos da Rua’ (‘Boyz n the Hood’, 1991) que abordava os conflitos de jovens negros da periferia de Los Angeles. Com o longa, também se tornou o primeiro cineasta afrodescendente  a receber uma indicação de Melhor Direção.

A cerimônia de abertura do RioContentMarket tem início às 18h30. Confira aqui a programação completa do RioContentMarket.