EN
EN

Emissoras regionais querem conteúdos originais com apelo local

29/11/2016 | Fonte:

Emissoras regionais participarão das Rodadas de Negócios do RioContentMarket 2017, nos dias 8, 9 e 10 de março, com o objetivo de ampliar o relacionamento com a produção independente e buscar conteúdos originais para suas grades de programação. 

De forma geral, os executivos estão interessados em conhecer novas propostas e pensar junto com os produtores em modelos de negócio para viabilizar projetos. Entre as emissoras regionais confirmadas estão a TV Aparecida, a Nordeste TV, afiliada da Band no Ceará, e as afiliadas do SBT VTV (Campinas e litoral de São Paulo), TV Aratu (Bahia) e Rede Massa (Paraná).

Priscilla Mansur, coordenadora de produção da VTV, afiliada do SBT na região de Campinas e litoral de São Paulo, cuja programação chega a 63 cidades, irá pela segunda vez ao evento, mas agora será a sua primeira vez nas Rodadas de Negócios. Segundo a executiva, a emissora tem se aproximado da produção independente e a audiência tem respondido bem às iniciativas. Um dos programas exibidos pelo canal, o ‘Salve Meu Pet’, que se passa em um hospital veterinário, é totalmente desenvolvido por uma produtora de Santos. “Eu gostaria de conhecer várias propostas, de programas para crianças a atrações para mulheres acima de 50 anos”, diz.

Conteúdo regional é uma das demandas. “A gente espera encontrar conteúdos regionais. Temos interesse em não-ficção e também em animações para o nosso programa infantil semanal. Queremos formatos curtos, que possam ser inseridos em programas que a gente já tem”, explica Pablo Reis, gerente de conteúdo da TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia. “Não fazemos restrição às produtoras regionais, mas precisa trabalhar com a nossa linguagem peculiar”.

Potyra Lavor, gerente de desenvolvimento de novos negócios, explica que uma das ideias das afiliadas do SBT no Nordeste é formar um pool de emissoras para compartilhar conteúdos. O programa ‘Nordeste Mais’, teve a edição atual produzida pela produtora baiana TêmDendê Produções. Ele é exibido nas afiliadas do SBT em toda a região. “A gente percebeu que é um caminho”, destaca Potyra. Além de Reis e Potyra, Matheus Carvalho, gerente de conteúdo da TV Aratu também participará do RioContentMarket.

Beth Caminha, gerente de programação do Sistema Jangadeiro, afiliada do SBT no Ceará, e Nordeste TV, afiliada da Band no mesmo estado, irá às Rodadas de Negócios em busca de programas de esporte, jornalísticos, atrações voltadas para o público jovem, além de querer conhecer novos modelos de negócio.  “A ideia é receber a proposta e ver o que dá para fazer”, observa. Segundo a executiva, ambas as emissoras já têm trabalhado bastante com produtoras locais. Além de Beth, Isabela Martin, diretora de jornalismo, e Cyro Thomaz, diretor executivo, representarão o Sistema Jangadeiro e a Nordeste TV.

Mauro Lissoni, diretor artístico da Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, irá pela primeira vez ao evento. Segundo o executivo, o objetivo é buscar algumas parcerias para coprodução. Atualmente a grade é quase toda de jornalismo, mas há espaço para o entretenimento. “Seria interessante um programa de culinária em formato local, por exemplo”, destaca Lissoni, lembrando que o orçamento de produção local é diferente da nacional. Atualmente, a Rede Massa tem um programa independente produzido por uma produtora de Foz do Iguaçu. O foco é turismo. Além de Lissoni, Joezer Xavier, gerente de criação visual do canal, participará das Rodadas de Negócio.

As inscrições de projetos vão de 5 a 16 de dezembro. Mais informações aqui.